Curso de AtoM (ICA-AtoM) e Archivematica (RDC-Arq) de 2 a 5 de abril de 2018 em Recife - PE e o I Fórum de Preservação Digital no dia 6 de abril, este último ainda com vagas disponíveis para a comunidade em geral:

Curso de AtoM (ICA-AtoM) e Archivematica (RDC-Arq) de 2 a 5 de abril de 2018 em Recife - PE e o I Fórum de Preservação Digital no dia 6 de abril, este último ainda com vagas disponíveis para a comunidade em geral:
==============================

Evento é promovido pelo TJPE, através do Memorial da Justiça e da Esmape, pelo Ged/A e pelo IFPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Memorial da Justiça, promove o I Fórum de Preservação Digital, na sexta-feira (6/4). O evento será realizado no Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, da Escola Judicial (Esmape), localizada na Ilha Joana Bezerra, no Recife. O fórum tem o objetivo de possibilitar o intercâmbio de ideias sobre os sistemas de gerenciamento eletrônico e as estratégias para preservação dos documentos digitais, de modo a garantir o acesso às gerações futuras.
Realizado pelo TJPE – Memorial – Esmape em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Grupo de Pesquisa CNPq-UFSM Ged/A: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos, a atividade é aberta ao público em geral, e as inscrições já podem ser realizadas através do endereço eletrônico memorial.educativo@tjpe.jus.br. Elas serão efetivadas após a Comissão Organizadora do evento confirmar por e-mail. Servidores do TJPE podem se inscrever pela Intranet. Para os do IFPE, as inscrições são realizadas em formulário disponível no site da instituição.
A programação conta com a participação de professores especialistas. Entre eles, Daniel Flores, responsável pela palestra “Os sistemas de gerenciamento eletrônico e a preservação digital”; e Sérgio Rodrigues, com o tema “RDC-Arq como ambiente de preservação e acesso de documentos e informações”. Ambos são integrantes do Grupo de Pesquisa CNPq-UFSM Ged/A e também oferecem curso sobre preservação digital e uso dos sistemas AtoM e Archivematica para servidores do TJ e do IF de 2 a 5 de abril. Os gestores de Tecnologia da Informação das instituições parceiras do evento, Maurício Brainer Júnior (TJPE) e Marco Antônio Eugênio Araújo (IFPE), participam das mesas redondas. Confira a programação completa AQUI.
Preservação – Em Janeiro de 2018, o Judiciário estadual disponibilizou o Memorial Digital | TJPE, um projeto de pesquisa para preservação e difusão do conteúdo do patrimônio histórico documental do Memorial da Justiça de Pernambuco. Na primeira etapa, estão disponíveis, por meio de inventário online, imagem e conteúdo de 500 processos judiciais criminais do período imperial brasileiro, entre os anos de 1822 e 1889.
..............................................................................................................
Texto: Marília Ferreira – Francisco Shimada | Ascom TJPE
Ilustração: Publicidade e Design | Ascom TJPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024