Minicurso – Uso do ICA AtoM - Prof. Dr. Daniel Flores - UFSM e Prof. Ms. Sérgio Rodrigues - UFSM


💡🖥️🗃️Como garantir o acesso a longo prazo, trabalhar com a preservação no meio digital, garantia da autenticidade e fonte de prova de documentos?
Conheça tudo isso e muito mais no...
Minicurso – Uso do ICA AtoM - Prof. Dr. Daniel Flores - UFSM e Prof. Ms. Sérgio Rodrigues - UFSM
O minicurso de AtoM (ICA-AtoM) visa abordar o Software Livre desenvolvido na sua origem como um Projeto do Conselho Internacional de Arquivos, o CIA, para atender como demanda inicial, de uma plataforma para Descrição Arquivística e Acesso via Web de Documentos Arquivísticos. Tanto o campo da Arquivologia evoluiu muito como o software, que passou a ter inúmeras novas funcionalidades, sendo agora interconexo à um Repositório Arquivístico (RDC-Arq), então mantendo uma Cadeia de Preservação e de Custódia para documentos nato digitais. O foco será abordar e praticar estas funcionalidades do software que agora se constitui em uma necessidade tanto para os Arquivistas como para as Instituições Arquivísticas, como uma Plataforma Arquivística de Descrição, Difusão, Acesso e Transparência Ativa de Documentos e Informações e como Plataforma para a Digitalização de Documentos. Serão também exploradas as funcionalidades de importação e exportação em massa de descrições e objetos digitais, de adoção além de Fundos Documentais, para Coleções e para Acervos Bibliográficos com seus metadados respectivos (ISAD(G), RAD, Dublin Core, MADS), a elaboração de Instrumentos de Pesquisa e a personalização e os papéis para limitar o acesso aos usuários autorizados ao sistema.
Maiores Informações:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

Função Arquivística Aquisição/Incorporação implementada no AtoM (ICA-Ato...