UFPB discute uso e preservação de documentos digitais - Universidade Federal da Paraíba

Voltado para gestores e servidores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Arquivo Geral (PRA) e a Vice-Reitoria realizarão o 1º Simpósio sobre Documentos Digitais da UFPB. O evento ocorrerá em 3 e 4 de agosto, no auditório da reitoria, no campus I. Nos dois dias, será discutida a atual situação da documentação no âmbito digital, seus problemas e soluções.

A chefe do Arquivo Geral, professora Julianne Teixeira, afirma que o simpósio foi pensado para os servidores que ocupam cargos de direção e chefia, bem como os que operam os sistemas da UFPB (Sigaa, Sipac e Sigrh) com frequência. “Queremos discutir os aspectos jurídicos e legais dos documentos digitais da instituição para que se possa compreender as perspectivas de criação, uso, tramitação e preservação dos documentos digitais na universidade”, explica.

Outro ponto importante a ser debatido, segundo a professora, é a preservação da memória institucional. “A falta de padrão do manejo dos documentos compromete a preservação ao longo do tempo, o que deixaria uma lacuna na memória institucional da UFPB e traria maior vulnerabilidade nas auditorias e prestações de contas”, exemplifica.

O seminário contará com a presença da especialista em Gestão de Documentos do Arquivo Nacional, Cláudia Lacombe. Os representantes da AVMB Soluções em TI, empresa responsável pela implantação do Sistema SIG em universidades brasileiras, Claucia Vitalis e Marcos Lucca, também participarão do evento.


As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no credenciamento. Os interessados também podem se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_GjO9oohYQad2AtV_v3P1Kp4CzAhkYwptPBme3cfmzzFsyw/viewform(link is external)

Confira a programação completa:

Dia 03/08 (Quinta-feira)
8h00 – Abertura e inscrições
9h00 – "Segurança da Informação" – Palestrante: Prof. Dr. Wagner Junqueira de Araújo DCI/UFPB
10h30 – "A validade jurídica dos documentos digitais" - Palestrante: Isaac Ramon Ferreira Gomes CCJ/UFPB
14h00 – “Sistemas Integrados de Gestão (SIGAA, SIPAC, SIGRH)” e “Repositórios Digitais Confiáveis (AtoM e Archivematica)” – Palestrantes: Claucia Vitalis e Marcos Lucca (Empresa AVMB/RS)
15h30 – “Gestão arquivística dos processos eletrônicos” – Palestrante: Cláudia Lacombe (Arquivo Nacional/RJ)

Dia 04/08 (Sexta-feira)
8h00-12h00 – Reuniões Técnicas STI e Reitoria
14h00 – Oficina “Repositórios Digitais Confiáveis (AtoM e Archivematica)” – Cláucia Vitalis e Marcos Lucca (Empresa AVMB/ RS) (VAGAS ENCERRADAS)
17h00 – Reunião Técnica DCI – com Cláudia Lacombe
Fonte: 
ACS | Lis Lemos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE SUA CONCEITUAÇÃO

Repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq) como plataforma de preservação digital em um ambiente de gestão arquivística

CNA Salvador 2024